Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Sobem para 37 os casos confirmados de sarampo em Pernambuco


De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (9), até o dia 28 de setembro, foram notificados em Pernambuco 799 casos suspeitos de sarampo. Desses, 37 foram confirmados, 284 descartados e os demais estão em investigação. Até o útimo dia 4, mais de 507 mil pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco, sendo 215 mil doses em crianças de 6 meses a 4 anos. Até o momento, Pernambuco já conseguiu uma cobertura de 98% na primeira dose da tríplice viral nas crianças com 1 ano. Na segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira, está em 74,5%.

"Todos os casos confirmados até o momento são antigos. Tratam-se de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto. Todas as medidas para tratar os pacientes e fazer a investigação e bloqueio de novos casos são implementadas logo após a notificação. Ou seja, independente do resultado laboratorial, aquela suspeita é tratada como se fosse um caso confirmado, agilizando as atividades para evitar que o doente possa ter sequelas ou vir a óbito e atuando para evitar novos adoecimentos relacionados. ", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Campanha

Segue até o próximo dia 25 a campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para crianças entre 6 meses e 4 anos que ainda não iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal. O Dia D está marcado para 19 de outubro.

"Os meninos e meninas dessa faixa etária que já estão com a caderneta de vacinação em dia não precisam comparecer aos postos de saúde. Mas, na dúvida, o importante é que os pais compareçam aos postos com seus filhos para que a caderneta seja analisada por um profissional e a criança fique protegida também contra outras doenças além do sarampo", destaca André Longo.


Municípios com casos confirmados de sarampo:

Santa Cruz do Capibaribe (3)
Jaboatão dos Guararapes (1)
Taquaritinga do Norte (14)
Frei Miguelinho (1)
Vertentes (5)
Toritama (3)
Bezerros (1)
Caruaru (6)
Recife (3)

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário