Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Carnaíba completa hoje 66 anos, Parabéns e Feliz Aniversário


O município de Carnaíba, que fica localizado no Sertão do Alto Pajeú, está completando nesta segunda-feira (30/12/2019), 66 anos de existência.Carnaíba fica no interior do estado de Pernambuco. População estimada no ano de 2017 era de 19.440 habitantes, sendo o 6º município mais populoso da Microrregião do Pajeú.

O território do atual município de Carnaíba era habitado pelos índios CaririsRegistros rupestres destes primitivos habitantes foram encontradas nas Serras do Boqueirão e da Matinha.

No século XIX, iniciou-se o povoamento de origem europeia quando o fazendeiro João Gomes dos Reis estabeleceu-se na Fazenda Lagoa da Barroca. Ali, foi construída a capela de Santo Antônio, no entorno da qual cresceu a vila de Carnaíba de Flores. A vila foi criada em 29 de junho de 1823. O distrito foi criado em 29 de julho de 1893, subordinado ao município de Flores.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Carnaíba pela lei estadual nº 1 018, de 29 de dezembro de 1953.

O município deve o seu topônimo à abundância de carnaúbas na região. O topônimo vem dos carnaubais da região. A palavra origina-se do tupi karana'iwa, "planta espinhosa".

Localiza-se a uma latitude 07º48'19" sul e a uma longitude 37º47'38" oeste, no Sertão do Alto Pajeú, estando a uma altitude de 485 metros. Sua população estimada em 2017 era de 19.440 habitantes, sendo o 6º município mais populoso da Microrregião do Pajeú, e uma área de 427,802 quilômetros quadrados. Fica a 400 quilômetros da capital estadual.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[9] Esta delimitação tem, como critérios, o índice pluviométrico inferior a 800 milímetros, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.

Foi em Carnaíba que nasceu Zé Dantas, grande compositor sertanejo, conhecido por suas belas canções, como "O xote das meninas", "Derramar o Gás", "A Volta da Asa Branca", "O Forró de Mané Vito", "Vozes da Seca", "Vem Morena", "Algodão", "Cintura Fina", "Imbalança", "Mané e Zabé", "Minha Fulô", "Noites Brasileiras", "São João na Roça", "Paulo Afonso", "Riacho do Navio", "Sabiá", "Samarica parteira", "Siri Jogando Bola" etc.

O cantor e compositor Daniel Bueno também é filho de Carnaíba. O músico já gravou com grandes nomes da música popular brasileira em 12 CDs lançados. "Fazenda de Vovô", "O Filme", "As Coisas que Deixei Ali" e "Minha Saudade" (com Geraldo Freire) são músicas de destaque. (Wikipédia, a enciclopédia livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário