Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Governo Bolsonaro ‘congela’ ingresso no Bolsa Família em 2020

Resultado de imagem para Bolsonaro zombando do povo com arminha
Foto Internet
O governo do presidente Bolsonaro opera um continuado processo de esvaziamento e desmonte do programa Bolsa Família. Um documento enviado pelo governo federal à Câmara de Deputados não prevê novos beneficiários do Bolsa Família em 2020. O patamar de ingresso no programa diminuiu bastante nos últimos meses, apesar do quadro avanço da extrema pobreza.


De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Ministério da Cidadania alegou que a cobertura do programa tem que ser compatível com o Orçamento federal. “Ao calcular suas despesas com o programa para 2020, o governo não “incluiu novas famílias beneficiárias em suas projeções”, diz o ofício.

O projeto de Orçamento elaborado pela equipe econômica reservou R$ 29,5 bilhões para o programa no próximo ano. O valor é inferior aos R$ 32 bilhões de 2019 e também não conta com a previsão do 13º para beneficiários, prometido por Bolsonaro.

A expectativa é de que 13,2 milhões de famílias sejam atendidas no próximo ano. O ministro Osmar Terra (Cidadania) afirma que o número de beneficiários é um processo dinâmico. “Todo dia entra e sai gente do Bolsa Família”, disse.

Segundo dados obtidos pela Folha apontam, no entanto, que o ingresso caiu a patamares extremamente baixos no governo Bolsonaro. Até o mês de maio, a média era de 220 mil famílias que conseguiam o benefício por mês. Em junho, no entanto, caiu para 2.500. O patamar tem se mantido baixo. Conforme a Folha, é a primeira vez na história do programa que o número de ingressantes ficou um longo período abaixo de 10 mil famílias. A informação é do Blog de Ismael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário