Chegada de 39 profissionais de saúde reforça HRA, em Caruaru


A chegada de 39 profissionais de saúde aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, vai reforçar a equipe da unidade hospitalar. Entre eles, há 14 neurocirurgiões.

O HRA é referência em atendimento de emergência a traumas e tem entre as especialidades ortopedia e cirurgia geral. A unidade de saúde atende 87 municípios e tem 230 leitos. Cerca de 1.300 pessoas passam pela emergência todo mês. Os atendimentos ambulatórios são em torno de 9 mil por mês.

Porém, várias vezes a unidade fica superlotada e precisa de profissionais. Para o diretor médico do HRA, Pedro Melo, a chegada dos novos médicos irá melhorar a qualidade do atendimento e evitar que alguns pacientes precisem ser encaminhados ao Recife. "Em que pese todas as dificuldades que a gente tem atravessado, essa realmente é uma notícia extraordinária", destacou.

Grande parte dos atendimentos do HRA envolve vítimas de acidentes com motocicletas. Para o diretor médico do hospital, é preciso que a legislação puna os responsáveis pelos acidentes, para que estes caiam e a demanda diminua. "Por maior que seja o esforço, por maior que seja o número de cirurgias, a entrada é um cano de 100, a saída é um cano de 25", comparou.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Médicos, Paulo Maciel, é necessário que além da equipe médica, o Governo do Estado forneça a estrutura necessária para a realização dos atendimentos, com instrumental cirúrgico, equipe de retaguarda, entre outros: "Existe uma melhoria real nessa situação dos novos selecionados, que são 14 neurocirurgiões. Isso é um pleito antigo do Sindicato dos Médicos de Caruaru e da própria população. Com isto, existirá a possibilidade de que os pacientes de trauma craniano, de Acidente Vascular Hemorrágico, possam ser operados em Caruaru". NE10 INTERIOR Por Ana Maria Miranda.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.