Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Cuba e Jamaica sob alerta de Tsunami


Um terremoto de magnitude 7,7 foi registrado no ocenado do Caribe entre Cuba e Jamais. De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo teria acorrido a 125 quilômetros noroeste de Lucea, na Jamaica, por volta das 9H10 GMT (16h10 horário de Brasília), a uma profundidade de apenas 10 quilômetros. 

O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos.

Segundo a empresa de metereologia MetSul, há alerta de risco de tsunami nos dois países, além das Ilhas Caimã. Ainda segundo o serviço, o tremor desta terça-feira ocorre na mesma região sísmica do terremoto do Haiti em janeiro de 2010, coincidindo com o décimo aniversário do fenômeno que vitimou mais de 100 mil pessoas. A empresa informou ainda que, como o epicentro se deu no mar e não em terra, o impacto de danos e vítimas é menor.

A informação foi corroborada pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí, que deu conta, com base em leituras preliminares, da "possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quilômetros do epicentro do terremoto".

Além da região que compreende o Caribe, o terremoto teria sido sentido em Miami, capital do estado da Flórida nos Estados Unidos. A cidade, localizada ao sul da ilha de Cuba. Por: AFP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário