Ministério da Saúde divulga primeiro caso suspeito de coronavírus no Nordeste


Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará se encontra internado em hospital da Unimed no município de Sobral, na região Norte, segundo O POVO apurou com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde desta quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas à reportagem. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. "(O paciente) Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável", diz.

Segundo Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, que passou três meses morando na China. Ele voltou ao Ceará no último dia 17 de janeiro e conforme a secretária, não sabia da crise do novo coronavírus. O paciente chegou à Unimed Sobral na manhã desta quarta-feira, 29 com sintomas de febre e tosse, onde está internado em isolamento. Ele será transferido ainda na noite desta quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral.

O jovem passou pelas províncias de Puayng, Henan, além da capital chinesa de Pequim. A secretária Regina Carvalho informou que após chegar a Sobral, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa. Ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A orientação para os familiares, de acordo com a titular da Saúde de Sobral, é evitar aglomerações.

O paciente foi submetido a uma testagem logo que deu entrada na unidade de saúde e ainda passará por uma segunda na noite desta quarta-feira. Nesta próxima quinta-feira, 30, as amostras levados ao Rio de Janeiro, para os laboratórios da Fiocruz.

Anteriormente, o presidente da Unimed Sobral, Carlos Arcanjo, havia informado ao O POVO que o paciente com a suspeita era um comerciante chinês, afirmação corrigida pela secretária de saúde de Sobral. A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral notificou a Sesa ainda nesta manhã, segundo o diretor da Unimed Sobral. Matheus Facundo e Cláudio Ribeiro Do Povo para a Rede Nordeste.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial