Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Décimo Terceiro do Bolsa Família de Pernambuco está disponível a partir do próximo dia 12


Durante encontro de gestores municipais da Assistência Social, realizado na tarde desta terça-feira (04), no Centro de Convenções, o Governo de Pernambuco divulgou o calendário do pagamento do 13º do Bolsa Família. A iniciativa será concedida em três etapas, dependendo do mês de aniversário do beneficiário. O primeiro lote começa a ser pago no dia 12 de fevereiro e, para evitar transtornos nas agências bancárias e lotéricas, segue até o dia 28. Receberão nesta primeira etapa os aniversariantes de janeiro, fevereiro, março e abril. O beneficiário tem até 120 dias da data de pagamento para fazer o saque.

Já os aniversariantes dos meses de maio, junho, julho e agosto começam a receber em março. No próximo mês, a datas de saque seguem de 18 a 31, excetuando os sábados e domingos. “Seguindo um rito que já existe no Bolsa Família, os dias de saque seguem de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social, o NIS, que está presente no cartão do beneficiário. Se o final for 1, você recebe no dia 12, se for 2 no dia 13 e assim sucessivamente. Também é importante destacar que o Governo do Estado fez um convênio com a Caixa Econômica Federal para que o pagamento seja realizado no mesmo lugar onde ele já recebe o benefício mensal, no mesmo cartão, facilitando o acesso”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Em abril, os pagamentos serão realizados entre 16 e 30 daquele mês, também com exceção dos sábados e domingos. Será o último lote de pagamento, que vai ser direcionado para quem nasce nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Vale destacar que, desde a semana passada, já é possível conferir quanto os beneficiários poderão receber. “Disponibilizamos em nosso site uma ferramenta muito simples para que as pessoas, com seu NIS e data de nascimento, possam conferir quanto elas irão receber nessa parcela extra. É importante que vocês repassem essa informação nos municípios”, declarou o secretário-executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, no encontro com gestores das cidades. O site para conferir é o www.sdscj.pe.gov.br .

A iniciativa vai conceder anualmente uma parcela extra do benefício de até R$ 150 às famílias pernambucanas beneficiárias do programa federal. Em Pernambuco, 1.125.559 estão no cadastro, de acordo com o último dado atualizado pelo Ministério e que correspondem a 34,5% da população do Estado.

Terá direito a décima terceira parcela quem recebeu o Bolsa Família durante pelo menos metade dos meses do período de apuração, intercalado ou em meses seguidos, que em 2019 foi de 29 de março de 2019 a 31 de janeiro de 2020. Então, pode ganhar o décimo terceiro quem recebeu pelo menos cinco dessas dez parcelas, seguidas ou não.

Para dúvidas e esclarecimentos, a população poderá utilizar o serviço da Ouvidoria Social, que atende por meio do telefone 0800.0814421, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário