Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus: 11 municípios pernambucanos já notificaram casos

 FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Onze municípios pernambucanos já notificaram casos da doença. O Recife é a cidade com mais casos monitorados (40). Em seguida, vêm Jaboatão dos Guararapes (8) e Olinda (3). 

Os casos em investigação do novo coronavírus, no Estado, extrapolam a Região Metropolitana do Recife. Já há notificações em municípios da Zona da Mata Sul (Barreiros), do Agreste (Belo Jardim e Passira) e do Sertão (Jabotá). Cada uma dessas cidades têm um registro suspeito de Covid-19, nome da doença causada pelo novo agente infeccioso.

Ao todo, o Estado tem oito confirmações, 61 casos em investigação, mais 11 prováveis (pessoas que apresentaram sintomas após ter contato próximo ou domiciliar com um caso confirmado) e 47 descartes. Com isso, totalizam 127 notificações de 25 de fevereiro até o momento.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, neste domingo (15), que os exames da mulher de 47 anos que teve contato com os dois primeiros casos confirmados da doença no Estado positivaram para um velho tipo de coronavírus, já anteriormente conhecido e que causa síndromes respiratórias leves e moderadas. “Mas ela vai repetir os testes daqui a sete dias”, informou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque, durante a apresentação no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, sobre a atualização dos casos em Pernambuco. Também foi descartado o segundo caso suspeito, que corresponde a uma passageiro de um navio de cruzeiro que está atracado no Porto do Recife.

Oitava confirmação

O oitavo caso confirmado, em Pernambuco, é de uma mulher de 58 anos, com histórico de viagem para países na Europa que têm transmissão local da doença. A paciente, notificada no último dia 12, foi atendida em unidade privada do Recife e está atualmente em isolamento domiciliar, sendo monitorada por equipes da Vigilância Epidemiológica do município em articulação com o Estado.

A mulher de 97 anos que também positivou para Covid-19 e teve contato com os dois primeiros casos do novo coronavírus no Estado, está internada em hospital particular. O caso da idosa caracteriza transmissão local do vírus. Vale ressaltar que, por enquanto, não foi identificada transmissão comunitária em Pernambuco – ou seja, as autoridades de saúde não detectaram o coronavírus em circulação no Estado sem conhecimento da sua origem. Por Cinthya Leite/JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário