Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2020

Pelo segundo mês, homicídios crescem em Pernambuco

Nos últimos dois meses, os crimes contra a vida voltaram a crescer no Estado - FOTO: JC Imagem/Arquivo

A violência voltou a crescer em Pernambuco. Pelo segundo mês consecutivo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou aumento no número de homicídios em comparação com os resultados do ano de 2019. De acordo com as estatísticas, Pernambuco contabilizou 294 mortes violentas em fevereiro deste ano. Já no mesmo período do ano passado, foram 276. O aumento é de 6,5%.

Em janeiro deste ano, o Governo do Estado também não conseguiu bater a meta do Pacto pela Vida. Foram 335 assassinatos registrados contra 305 no mesmo período de 2019. Houve um aumento de 9,8% nesse período.

A sequência de dois meses seguidos com elevação dos números da violência interrompeu de vez a série de 25 meses consecutivos com redução das mortes violentas.

Outras regiões do Estado também registraram aumento dos crimes contra a vida a fevereiro. N capital pernambucana, foram 51 homicídios contra 49 contabilizados no mesmo período do ano anterior. Na Zona da Mata, foram 44 casos contra 31 em 2019. Já no Sertão, o aumento foi de 41,94%. O número de homicídios saltou de 56 para 72.

Em janeiro, a SDS alegou que a tendência de aumento já atingia outros estados do País desde o final do ano passado. Desta vez, a pasta culpou o Carnaval, que neste ano caiu em fevereiro - apesar de ter anunciado, com estardalhaço, uma queda da violência no período da folia.

FEMINICÍDIOS EM ALTA

O número de casos de feminicídio também cresceu nos primeiros dois meses deste ano. Foram 14 mulheres vítimas da violência. No mesmo período de 2019, foram 12. Estatisticamente, houve aumento de 16,7%Por Raphael Guerra/ JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário