Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Brasil já tem mais 1.000 cidades com casos de covid-19 confirmados


Carlos Madeiro colaboração para o UOL, em Maceió

O Brasil atingiu ontem a marca de 1.002 municípios com casos confirmados de covid-19, segundo boletins das secretarias estaduais de Saúde contabilizados pela empresa de dados Lagom Data.

De acordo com o levantamento, houve mortes registradas em 253 cidades. "As piores concentrações de casos confirmados por milhão de habitantes estão no Amazonas (323,7) e no Amapá (318,3). Isso tira a força da noção de que o calor 'mata o vírus'", afirma o boletim da Lagom Data.

Os dados estaduais revelam que em pouco mais de um mês, o coronavírus se espalhou para quase todas as grandes cidades do país, atingindo as 27 unidades da federação.

"O Brasil tem 324 cidades com mais de 100 mil habitantes, e há casos de coronavírus registrados em 315 delas. Há registros da covid-19 também em 60% das cidades entre 50 e 100 mil habitantes", diz o jornalista Marcelo Soares, fundador e diretor da Lagom Data.

Segundo Soares, há distinções na forma como os dados são computados, o que impacta tanto os números de casos, como a taxa de letalidade. "Se um estado testa prioritariamente os casos graves (caso de São Paulo) e outro testa mais casos leves (caso do Ceará, aparentemente), a taxa de letalidade vai ser mais alta no primeiro do que no segundo", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário