Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Polícia Federal faz alerta de golpe no Whatsapp que promete auxílio da Caixa


A Polícia Federal de Pernambuco faz um alerta para mais um golpe no Whatsapp. As vítimas são pessoas que estão com pendências na documentação para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal.

Giovani Santoro, chefe da comunicação da PF em Pernambuco, explica como o golpe funciona.

“A pessoa recebe esse link e, logo de cara, é forçada a preencher três informações: nome completo, data de nascimento e o telefone. Depois que a pessoa responder também a algum cadastro, com informações pessoais e senha de banco, o bandido diz que ele já vai ter acesso a esse auxílio emergencial e vai receber um SMS em cinco minutos como forma de confirmação. Só que esse SMS já é o código de confirmação do Whatsapp para roubar e clonar o Whatsapp, clonando seus contatos e agendas. Com as informações bancárias, pode inclusive até sacar valores do bolsa família, sacar valores do FGTS, abrir contas em bancos virtuais e aí ter direito a cartão de crédito, empréstimo bancário e a pessoa depois é surpreendida com dívidas que não contraiu”, explicou Santoro.

O chefe da comunicação da PF reforça o pedido de nunca abrir links sem saber se são confiáveis, não responder cadastros com informações pessoais e nem passar contatos telefônicos de sites que não se sabe a procedência. Ter também um antivírus no celular e jamais estar compartilhando esses links com outras pessoas. (Rádio Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário