Páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Reservatórios que abastecem Itapetim apresentam baixo nível hídrico


Repórter do Sertão/PE Notícias

Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já choveu em 2020 no Ventre imortal da poesia 966 mm. O volume pode ter sido menor na área onde estão localizados os mananciais e suas cabeceiras, o que explicaria a pouca quantidade de água que entrou nos reservatórios este ano.

A Barragem da Boa Vista fica no Rio da Boa Vista e Caramucuqui está localizada no Rio Pajeú, ambos os ribeirinhos nascem no município de Brejinho, onde o volume de chuva é de 789.3 milímetros do início do ano até o momento, conforme o IPA.

Segundo dados repassados essa semana ao blogueiro Marcello Patriota pelo funcionário da Compesa Sílvio Jordão, Boa Vista está atualmente com 106.000 m³, quantidade que corresponde a apenas 6.5 % da capacidade. Já Caramucuqui está com 62.000 m³, ou seja 8% do seu volume total.

O mês de junho se aproxima e a tendência é de diminuição das chuvas. Se a água das barragens não aumentar, o líquido precioso pode faltar na torneira dos itapetinenses daqui a três ou quatro meses.

A esperança se concentra na Adutora do Pajeú que está com a obra pronta, mas a água do São Francisco ainda não chegou a Itapetim. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, era que a adutora entrasse em funcionamento no mês de abril o que não aconteceu.

Em fevereiro a Compesa informou que necessitaria de uma ligação por parte da Celpe na EE 9 em São José do Egito. Na sexta-feira (29) a Celpe disse em nota enviada ao Repórter do Sertão que já realizou a obra de extensão da rede para o abastecimento da estação.

A companhia também informou que comunicou à Compesa a necessidade de adequação nas instalações da Estação. A Celpe disse ainda que aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário