Aplicativo Atende em Casa é ampliado e passa a atender mais seis municípios pernambucanos


A partir desta terça-feira (02), o aplicativo Atende em Casa passará a assistir mais seis municípios pernambucanos. Eles são: Itaquitinga, na Zona da Mata Norte; Joaquim Nabuco, Catende, Maraial, Amaraji e Barreiros, na Mata Sul do Estado. Juntas, as cidades têm uma população de 152.703 habitantes. Com as novas inclusões, mais de 8,3 milhões de pessoas de 156 municípios já têm acesso ao aplicativo, o que representa cerca de 85% de todo o território pernambucano. Foi o que informou o Diário de Pernambuco.

Com a iniciativa, toda a III Gerência Regional de Saúde (Geres), com seus 22 municípios, está coberta pela ferramenta. A I (20 municípios), V (21), VI (13), X (12), IX (11) e XI (10) Geres também já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife.

O Atende em Casa passa orientações para a população com sintomas gripais que busca o serviço on-line, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 74,6 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 8,8 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,1 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.