Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

MPPE começa a distribuir as 15 máquinas higienizadoras nas localidades escolhidas pela sociedade civil

Começaram, ontem (18), a ser distribuídas as máquinas higienizadoras de mãos e as dispensadoras de álcool em gel, total de 15 equipamentos, nas localidades da Região Metropolitana do Recife escolhidas coletivamente, por meio da consulta popular realizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania). O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atuou para viabilizar logisticamente as doações da Faculdade do Vale do Pajeú, projeto desenvolvido pelo curso superior de Enfermagem, aos gestores das localidades escolhidas, bem como para quatro unidades prisionais da Região Metropolitana. 

A sociedade civil foi convidada a enviar sugestões para o Instagram do Caop Cidadania ou pelo email até o dia 31 de maio de localidades que mais estavam precisando. “Buscando o meio mais democrático de definir a entrega, abriu-se a votação para a sociedade participar. Assim obtivemos expressiva votação da sociedade civil, em favor de comunidades necessitadas, como também tivemos o relevante voto de promotores, gestores públicos e grupos dos movimentos sociais, para que elas beneficiem a quem mais precise. A pandemia exige enfrentamento coletivo e cuidado de si e dos outros”, destacou a coordenadora do Caop Cidadania, promotora de Justiça Dalva Cabral.

Como resultado, foram escolhidos os municípios de Chã Grande, com expressivos 250 votos; Moreno, Olinda, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. Cada um desses municípios vai receber uma máquina. Na Capital, foram escolhidos os bairros: Coelhos, Mustardinha, Ibura e Coque, que vão receber uma máquina cada um. Por fim, quatro máquinas dispensadoras de álcool gel vão ser instaladas nos presídios: Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), Frei Damião de Bozanno (PFDB), Igarassu (PIG) e o Centro de OBS Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). 

“O grande anseio da Procuradoria Geral de Justiça foi atender às necessidades da população hipossuficiente do estado de Pernambuco e assim, chegar junto, neste emblemático momento em que água, álcool e sabão são insumos de primeira necessidade. Esperamos que as comunidades e comarcas aproveitem e possam, com alguma paridade, enfrentar a guerra contra a Covid -19”,ressaltou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

 “É com muita satisfação que o MPPE atua na distribuição desses equipamentos para o reforço na higienização das mãos, visando contribuir para que a sociedade toda se engaje nesse enfrentamento coletivo da pandemia, beneficiando comunidades como as que foram escolhidas”, pontuou o secretário-geral, Maviael de Souza Silva, que cuidou junto aos setores responsáveis para operacionalizar essa logística. Explicou ainda que as máquinas devem ser abastecidas pelos gestores que vão receber, a fim de que a população efetivamente seja agraciada. Por fim, convidou a todos os beneficiários que “zelem pelo equipamento que está sendo disponibilizado, para que mais pessoas possam se proteger da Covid-19, como resultado de esforço coletivo de todos nós”.

Mais localidades para conhecimento amplo - O MPPE esclarece que a Prefeitura do Recife também já está providenciando a instalação de algumas máquinas higienizadoras em 33 pontos da cidade. São eles: Rua da Aurora (pista de skate), Praça do Hipódromo, Praça do Derby, Mercado de Casa Amarela , Viaduto da Caxangá, TIP, Praça de Jardim São Paulo, Largo da Paz ( Afogados), Praça de Boa Viagem, Terceiro Jardim de Boa Viagem, Praça do Aeroporto, Praça Waldemar de Oliveira, Rua do Imperador , Marco Zero, Praça Maciel Pinheiro, Parque 13 de Maio, Cais de Santa Rita, Largo da Encruzilhada, Praça da Macaxeira, Praça do Entroncamento, Mangabeira (Rua Desembargador José dos Anjos), Mercado do Cordeiro, Praça da Torre, Praça da Várzea, Praça da Madalena, Praça de San Martin, Igreja do Barro, Ceasa, Estação do Metrô Mangueira, Praça do Ipsep, Praça do Extra, Orla de Boa Viagem (dois a três pontos) e Praça do Jordão. (MPPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário