Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Pesquisa mostra 75% das famílias brasileiras endividadas


O percentual de endividados em Pernambuco apresentou um crescimento pelo segundo mês consecutivo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) o percentual de famílias endividadas em junho atingiu os 75,2%, subindo em relação a maio, que estava em 74,0%. Esta é a maior taxa de endividados desde setembro de 2015, quando o resultado atingiu os 75,2%, já para os meses de junho este é o maior valor desde a criação da pesquisa, iniciada em 2010. 

O aumento equivale a 386.509 famílias endividadas, alta de 6.304 lares em um mês. Já em relação ao mesmo período de 2019 houve um acréscimo de 30.953 famílias. O cenário se agravou por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Um dos principais pontos para o endividamento é a paralisação do setor produtivo, impondo queda no faturamento dos estabelecimentos e, consequentemente, um planejamento de cortes de despesas para sobrevivência das empresas, impactando a população ocupada. Essas medidas acabaram reduzindo o poder de compras das famílias e aumentando a restrição orçamentária.

O crédito foi um dos motivos de haver mais pernambucanos endividados (92,2%), seguido pelo endividamento com carnês (16,5%).  A maioria das famílias endividadas informou que as dívidas comprometem entre 11% e 50% da renda, sem considerar as despesas correntes do mês. As informações é da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário