Rio Grande do Sul registra nova espécie de morcego que se alimenta de sangue

Uma espécie de morcego que se alimenta de sangue foi identificada pela primeira vez no Rio Grande do Sul. A presença de exemplares de Diaemus youngi foi encontrada por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado. 

De acordo com nota emitida pela secretaria, três indivíduos da espécie foram capturados em janeiro de 2019 no município de Restinga Seca. Até então, o estado só havia documentado a presença de apenas uma espécie de morcego hematófago, o Desmodus rotundus.

"A Diaemus youngi pode transmitir doenças para aves, mas é difícil que consiga contaminar aves comerciais, criadas em galpão, porque esses espaços são telados justamente para evitar isso", disse o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora da Seapdr, Wilson Hoffmeister.

"É uma descoberta importante, mas não nos preocupa no combate à raiva. Descobrir essa espécie no Rio Grande do Sul pode, por exemplo, explicar a disseminação de doenças em aves que não tinham explicação lógica até o momento", analisou. (Diário de Pernambuco)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.