Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Bolsonaro mente ao dizer que esquerda quer descriminalizar pedofilia

Foto Internet

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusou a esquerda de buscar "meios de descriminalizar a pedofilia", ao falar hoje de um PL (Projeto de Lei) da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que sugere aumento na pena de crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. Ontem, Damares enviou o projeto ao Congresso.

Durante as eleições de 2018, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, foi alvo de uma notícia falsa que afirmava que ele defendia a legalização da pedofilia.

O projeto Comprova verificou, na ocasião, que o PL 236/2012 tramita no Senado desde 2012 e não tinha relação com o PT e com Haddad. A proposta foi apresentada pelo ex-presidente e ex-senador José Sarney (MDB-AP) e estava sob a relatoria do senador Antonio Anastasia (PSDB).

O projeto de lei em questão trata de uma proposta de novo Código Penal e não propõe a legalização da pedofilia. No artigo 186, o projeto propôs a redução de 14 anos para 12 anos o limite de idade da vítima na qualificação do crime de "estupro de vulnerável", um agravante do crime de estupro. Acima do limite de idade, a violência sexual não deixaria de ser considerada crime de estupro.

Formulada por juristas e debatida por cerca de sete meses, a proposta de mudança se baseia no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que considera crianças aquelas pessoas que têm até 12 anos de idade incompletos. Texto: UOL em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário