Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2024

Faccon Arcoverde debate sobre um enfoque acadêmico das neurodivergências e a atuação multiprofissional nesta terça (26)

As neurodivergências representam uma diversidade de condições neurológicas que afetam o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental das pessoas. Essas condições incluem, mas não se limitam ao Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Dislexia, Síndrome de Tourette, entre outras. Pensando nisso, a Faccon Arcoverde – Faculdade Conceito Educacional – promove mais um “Diálogos na Xícara”, nesta terça-feira (26). A professora, psicóloga e professora Julliane Rolim vai compartilhar o conhecimento sobre o enfoque acadêmico das neurodivergências e a atuação multiprofissional.

O evento é gratuito e aberto ao público externo e acontece a partir das 18h, no auditório da Faculdade. Para participar é preciso preencher o formulário disponível pelo https://www.even3.com.br/dialogos-na-xicara-iific/. A instituição oferece certificado de 3h/aula aos participantes. O evento é organizado pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa da Faccon e pelo corpo docente do futuro curso de Psicologia da instituição de ensino superior, idealizado por Humberto Rochimim e Georges Freire.

A coordenadora do curso de Psicologia, Julliane Rolim, explica que “a compreensão e o suporte a indivíduos neurodivergentes requer uma abordagem interdisciplinar, que envolve profissionais de diferentes áreas trabalhando em conjunto para oferecer suporte abrangente e personalizado”. Segundo a psicóloga, a atuação multiprofissional é essencial para promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas neurodivergentes. Profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia, farmácia, enfermagem, odontologia, direito, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistência social, desempenham papéis complementares na compreensão e no suporte às necessidades individuais dos pacientes.

Por fim, Julliane Rolim destaca que a atuação multiprofissional é essencial para fornecer suporte abrangente e holístico a pessoas neurodivergentes. “Ao trabalhar em equipe, profissionais de diferentes áreas podem combinar seus conhecimentos e habilidades para oferecer intervenções personalizadas que promovam o bem-estar e a inclusão desses indivíduos em todos os aspectos da vida”. O reconhecimento da diversidade neurocognitiva e a valorização da expertise de cada profissional são fundamentais para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente de sua neurodivergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário