Pesquisa divulgada pela Genial Quaest nesta sexta-feira (4/7) aponta que o Congresso tem sido alvo da maioria das críticas nas redes sociais, após o agravamento da crise entre parlamentares e o governo federal em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Desde o começo do embate direto entre Legislativo e Executivo, as menções ao Congresso tiveram 61% de críticas negativas, enquanto 28% foram de manifestações neutras e 11% foram positivas aos parlamentares ou de ataque ao governo. O levantamento da Quaest coletou 4,4 milhões de publicações, nas redes sociais, entre os dias 24 de junho a 4 de julho deste ano. Foram acompanhadas as plataformas: Twitter (X), Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube) e site de notícias.
A pesquisa destaca que a campanha contra o Congresso ganhou força a partir do dia 25 de junho, ou seja, justamente após os parlamentares derrubarem o decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A medida de Lula, de 11 de junho deste ano, implica na imposição de cobrança de IOF em operações e investimentos antes isentos, além de aumentar alíquotas em algumas transações para as quais já havia incidência do tributo. (Metropole)
Nenhum comentário:
Postar um comentário