Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, a cidade de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, será palco de uma grande celebração da identidade nordestina com a primeira edição do Festival Viva Ariano. Inspirado na vida e na obra do escritor Ariano Suassuna, o evento é totalmente gratuito e contará com uma programação especial de shows de forró pé-de-serra, manifestações culturais e homenagens ao Movimento Armorial.
Com o mote 'Cantando e Dançando ao Pioneiro', o festival une tradição e modernidade para valorizar a cultura popular nordestina e aquecer o turismo cultural da região. A proposta é dar visibilidade aos artistas locais, regionais e nacionais que dialogam com o universo armorial e com a musicalidade do sertão.
A programação contará com nomes consagrados do forró pé-de-serra, feira gastronômica e de artesanato, além de atrações como apresentações de bacamarteiros, intervenções poéticas com o cantor e poeta Henrique Brandão e a participação do influencer Oxente Chico, caracterizado como o personagem Quaderna.
Realização da prefeitura municipal de São José do Belmonte, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o poio da Associação Cultural Pedra do Reino, da Associação Serra Cultural, Bacamarteiros da Pedra do Reino e os violeiro Francinaldo Oliveira e José Oliveira, contando ainda com o patrocínio da lei Aldir Blanc.
Assim como o disparo do bacamarte, a programação do Festival é uma explosão de arte e imersão pelo universo mágico e singular do Movimento Armorial, celebrando os 11 anos de falecimento do protagonista e exaltando a identidade da cultura nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário