Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Raquel Lyra e João Campos terão tempos de TV assemelhados mas João tem pequena vantagem

Iniciado o ano eleitoral, o mundo político está se debruçando sobre outros aspectos da campanha política que terão peso fundamental na hora do voto, além do apoio individual de prefeitos, deputados e senadores: trata-se do tempo de TV. Apesar da era da Internet e das Redes Sociais que animam o debate político antes que a campanha propriamente dita chegue ao Rádio e TV, os cálculos começam a ser mexidos pelos observadores da cena eleitoral pernambucana e, pelo que que está posto hoje, considerando os partidos que apoiam atualmente a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, ambos teriam tempo de TV assemelhados para divulgar suas propostas e convencer os eleitores, embora João esteja um pouco mais à frente.

Enquanto o tempo propriamente dito não é definido pela Justiça Eleitoral, no entorno do Palácio do Campo das Princesas e do Palácio Capibaribe as contas vêm sendo feitas pelo número de deputados federais de cada legenda. Isto posto, a governadora contaria em seu palanque hoje com a Federação União Progressista que tem 106 deputados, com o PSD que tem 44, com o Podemos com 15 e com o Avante que tem 7. O prefeito João Campos contaria com a Federação PT/PV/PCdoB com 72 deputados, com o Republicanos com 42, com o MDB também com 42, com o PDT com 18 e com o PSB que tem 14 deputados. Neste caso, a soma de Raquel dá 172 deputados e a de João 188. O único partido com maior expressão fora os citados nessa conta é o PL que tem 99 deputados e virou o fiel da balança.

“É hora de fazer conta e ir atrás de partidos” ensina um ás neste assunto, o presidente da Federação União Progressista em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte. Como o tempo de TV é calculado com base no número de deputados eleitos em 2022 pelos partidos ou federações e não nos atuais e considerando ainda que para este cálculo só podem ser usados cinco partidos ele diz que a governadora, mesmo conservando federação e partidos do seu grupo atualmente conhecidos, vai precisar de mais uma legenda para fazer cinco, como tem João Campos. Por TEREZINHA NUNES/JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário