Aconteceu em Caetés
Contando com a presença de professores da UFRPE – Campus Recife e da Unidade Acadêmica de Garanhuns, foi realizada na cidade de Caetés a segunda etapa do curso: Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica. O Professor Airon Melo, falou da alimentação dos ruminantes, o Veterinário Aloson Pereira expões a questão da sanidade do rebanho e o zootecnista e assessor técnico da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP Dr. Rafael Vargas tratou da gestão e escrituração zootécnica. Presentes, e sempre que necessário, fazendo suas intervenções, o Dr. Severina Benone e a Dra. Ângela Batista, mestres da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Botulismo
O professor Aloson Pereira, tratando da sanidade animal, lembrou que no ano de 2009, entre os meses de abril e agosto, aqui em Garanhuns, morreram 100 bovinos vitimas do Botulismo, doença proveniente do consumo de animais mortos existentes nas áreas de pastejo e principalmente do fornecimento de cama de frango na alimentação dos animais.
Água de qualidade
Didaticamente o professor Airon Melo falando da alimentação dos bovinos mostrou a importância na saúde, no crescimento e desenvolvimento dos bezerros e em especial, das bezerras, quando fornecida uma boa dieta contendo sais minerais e oferecida água de qualidade, acrescido de sombra e conforto, são fatores que favorecem no ganho econômico do criador.
Controle Zootécnico
Para o assessor da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP, Dr. Rafael Vargas o criador só saberá se ganhou ou perdeu na sua luta diária cuidando do sítio, da fazenda, da criação, seja grande, média ou pequena, se mantiver o mínimo de controle na criação. Saber período de parição, quantidade de leite produzido, da saúde do rebanho, esses e tantas outras questões fundamentais para ter sua propriedade como uma empresa só acontecerá se houver o controle zootécnico. Para Dr. Rafael, não é necessário só fazer o controle quando adquirir um computador e um programa, havendo interesse, apenas um caderno e uma caneta é o suficiente. Anotar tudo, o que compra e o que vende é o segredo para ter lucro.
Brilhantes intervenções
Sempre que necessário, o Dr. Severino Benone e a Dra. Ângela Batista faziam intervenções que ajudaram na compreensão dos temas expostos. Colaborando na coordenação do curso a Dra. Maria Presciliana de Brito que fará um treinamento de fabricação de queijo de coalho.
Aulas Práticas na Expoleite.
No próximo mês de setembro será ministrada uma aula prática, a terceira e última etapa do curso de Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica. Assim, o dia de campo acontecerá durante a VIII EXPOLEITE na cidade de Capoeiras que será realizada entre os dias 22 a 25 de setembro deste ano. Portanto ficou determinado que no dia 22 do próximo mês, às 09h00, os cinquenta e quatro alunos do curso de Caetés estarão na EXPOLEITE.
A Participação dos alunos.
Fortalecendo a metodologia participativa foram constituídos três grupos formados pelos alunos do Curso: Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica de Caetés. O primeiro grupo fará a articulação com a Prefeitura de Capoeiras para viabilizar a realização da aula prática. O segundo grupo ficou responsável em conseguir o transporte e o terceiro grupo em articular o almoço dos alunos, professores e coordenadores do curso.
Saúde do Homem.
A Secretária Municipal de Saúde e a Prefeitura de Caetés estarão realizando na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, de 8 h às 12 h, na Av. Luis Pereira Júnior, centro da cidade, a SAÚDE DO HOMEM, durante toda manhã haverá distribuição de Kits; Palestras; Medição de Pressão Arterial e Glicose.
Por Marlos Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário