O Promotor de Justiça Leôncio Tavares Dias emitiu recomendação à Prefeitura de Afogados da Ingazeira para que providencie, no prazo de 60 dias, envio à Câmara projeto de lei criando uma unidade municipal do Procon. Solicita também que a sede do órgão funcione em local adequado e que todas as despesas sejam custeadas pelo executivo. Segundo o promotor, "a defesa do consumidor é princípio constitucional, tendo o poder público dever de protegê-lo."
A medida tem por base a recomendação 008/2010, que orienta aos promotores com atribuição na Defesa do Consumidor que adotem as medidas para criação destes órgãos. "Frequentemente são feitas denúncias nesta Promotoria de justiça pelos consumidores, de violações aos Direitos assessurados pela Lei 8.078/1990" diz o promotor.
Afogados da Ingazeira chegou a ter um núcleo do Procon criado, mas jamais foi posto em funcionamento. O Procon Pernambuco chegou a sinalizar a criação de fato do órgão no município, mas a promessa jamais foi cumprida, obrigando os consumidores a buscarem o Ministério Público. Do Blog de Nill Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário