O Projeto Semear Sensibilidade, Germinar Consciência da Secretaria de Educação de Carnaíba - PE, foi realizado com sucesso. O evento começou por volta das 14:00hs, com as escolas nas barracas, cada uma com um tema diferente. A primeira a explicar para o público foi o Complexo Educacional com o tema: " BUILING ", onde cada aluno se expressou para o público presente. Em seguida veio a Escola Domingos Jacinto de Ibitiranga com o tema: " Desenvolvimento Nacional é Respeitar os Direitos Humanos ".
Durante o projeto o público contou com uma grande palestra de consciêntização realizada pela Sargento Iara que trabalha em Carnaíba. A sargento já conhecida em Carnaíba não só pelo serviço prestado a população, mas pelas reuniões que já tem realizado no município carnaibano. N palestra de ontem a policial abordou temas como Lei Maria da Penha, que de fato são mulheres que apanham de seus companheiros e na maioria das vezes não denunciam. Ela ainda disse que foi feito um levantamento no município de Carnaíba, e a conclusão é que no ano passado, o município teve 60% de casos de mulheres que denunciaram os seus agressores, em quanto que esse ano esse número aumentou e chegou aos 80%, causando lesões corporais. O fato é que as mulheres estão apanhando mais e denunciando menos. A sargento falou do fim da ditadura que durou 30 anos, e a democracia foi formada apartir do momento que o povo brasileiro colocou um operário pra ser presidente da república. A palestrante ainda falou de jovens que se aproveitam de muitos idosos aposentados por morarem com eles, e se aproveitarem do dinheiro deles, disse também que é uma falta de respeito colocar um idoso em uma instituição e esquecer dele.
Nossa reportagem foi chamada por uma das escolas para registrar a sua participação, é a Escola Municipal João Joaquim de Souza que falou do tema desse ano. Falou que a proposta do projeto foi envolver e estimular toda a comunidade escolar na construção do conhecimento do educandos, por meio da leitura e da composição de diversos gêneros textuais. Palavras dos professores do Sítio Jatobá.
O projeto da secretaria de Educação foi finalizado com apresentações das escolas:
A José de Anchieta apresentou "Paz pela Paz", A Escola Martiniano Martins levou ao público, "Luta de capoeira", coreografia " Mundo Melhor ". A Joana Freire apresentou Dramatização: Os Maus Tratos de Uma Criança, O cravo e a Rosa. A Escola Domingos Jacinto com Paródia sobre o Negro. depois foi a vez da escola Maria da Paz com Direitos Humanos na Educação Infantil. A Padre Frederico Bezerra Maciel com A Contadora de História, A Bela e a Fera e Dança da Fita. Finalizando com a Cônego Luiz e o tema Bate o Pé Nessa Roda que Somos Iguais, apresentação Maracatú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário