Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Secretaria de Desenvolvimento Social promove primeira etapa para 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Serra Talhada

Na próxima sexta-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Serra Talhada, irão realizar a Conferência Livre Municipal de Crianças e Adolescentes. A Conferência livre é uma das etapas, estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente – Conanda, para a 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
Segundo a Presidente do Conselho Municipal, Joana Silva, a 9ª Conferência é dividida em três etapas (municipal, estadual e nacional), sendo que a etapa municipal é dividida em dois momentos: Apresentação Lúdica, que vai acontecer no dia 11 de novembro com alunos de nove escolas, onde serão escolhidos os delegados municipais para representar o município na Conferência Estadual e a Conferência Municipal, que acontece no dia 02 de dezembro.

“A Conferência tem objetivo de impulsionar um processo que visa articular os atores do Sistema de Garantia dos Direitos para efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Durante a Conferência Livre, alunos de 9 escolas irão fazer apresentações lúdicas sobre os eixos escolhidos pelas escolas em conjunto com os alunos. Este processo de construção democrática conta com a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes em todas as etapas, participando das discussões e deliberações”, afirma a Presidente do Conselho.

A escolha das escolas que participarão da conferência levou em consideração a faixa etária, raça/etnia, território, gênero, orientação sexual, religiosa e cultural, bem como crianças especiais e representantes de ribeirinhos, florestas, ciganos, indígenas e de assentamentos. 5 escolas municipais, 3 estaduais e 1 particular terão participação dentro dos 5 eixos, que tratam da Promoção dos direitos de crianças e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social e efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André Barboza, ações que envolvam crianças e adolescentes fortalecem os resultados de mobilização e implementação de políticas públicas. “O envolvimento dessas crianças e adolescentes aumentam o compromisso e fortalecem a democracia participativa. Com isso, os resultados e efetivação de políticas públicas ajudam a garantir os direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do Brasil”.

O evento acontece no Centro Tecnológico do Pajeú, a partir das 9 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário