A manhã desta segunda-feira (05) começou com festa na Secretaria de Desenvolvimento Social. É que foi aprovado o projeto intitulado “Aprimoramento das ações de atendimento a usuários de drogas de Serra Talhada”. A proposta apresentada ao programa “Amigos de Valor” do Banco Santander é resultado do diagnóstico realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, durante o ano de 2011, onde foram detectados quatro grandes problemas envolvendo crianças e adolescentes de Serra Talhada.
Entre os problemas detectados, destacou-se o uso abusivo de drogas, principalmente quando se trata do uso do crack, considerando que a iniciação ao uso de drogas está cada dia mais precoce no município. Diante dessa problemática e do bom desempenho do município nas ações que visam as medidas sócio-educativas, o município foi escolhido e convidado, por mérito, pelo Banco Santander a participar do Programa “Amigos de Valor”. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Joana Alves, o Banco Santander é o maior padrinho do projeto de fortalecimento do CAUD (Centro de Atendimento a Usuários de Drogas).
“O projeto que ora aprovamos com muita alegria, é uma resposta ao maior problema identificado em diagnóstico que estamos realizando desde janeiro e nos encontramos em fase de finalização. É gratificante saber que antes do término do diagnóstico, nós já conseguimos a aprovação do projeto”, diz Joana Alves.
São cerda de 300 mil reais de benefício para a sociedade de Serra Talhada que será revestido em contratação de profissionais, aquisição de equipamentos, manutenção, realização de obras e instalações, além de capacitação de crianças e adolescentes. Já para o Secretário de Desenvolvimento Social e
Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josenildo André Barbosa, a aprovação do projeto que beneficiará 50 crianças e adolescentes atendidas pelo CAUD, é resultado do esforço de toda uma equipe engajada na erradicação do uso de drogas entre a população infanto-juvenil do município.
“Propomo-nos a um grande desafio quando começamos a fazer o diagnóstico e hoje, a conquista dessa aprovação, é a comprovação de que estamos no caminho certo”, afirma Josenildo.
Entre os 20 projetos apresentados em todo o Brasil, Serra Talhada foi o único município de Pernambuco que teve aprovação no programa. A verba destinada ao projeto vai possibilitar o investimento e funcionamento do CAUD por um ano, podendo ser renovado por mais dois anos. O monitoramento das ações
será realizado através da freqüência efetiva das crianças e adolescentes acompanhados em todas as atividades desenvolvidas, como: participar das discussões dos trabalhos em grupo; mudanças de comportamentos e objetivos futuros das crianças e adolescentes, bem como as avaliações técnicas apresentando a evolução de cada criança e adolescente.
Além da verba conquistada através do programa, o Centro conta ainda com os investimentos da prefeitura municipal. Todo esse investimento só tende a fazer do CAUD uma referência em Atendimento a Usuários de Drogas no Estado de Pernambuco.
“A prefeitura de Serra Talhada, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem investindo na modernização dos espaços já existentes, adequando-os e otimizando-os, conforme as demandas, e criando propostas de trabalho comprometidas com o enfrentamento da pobreza e de inclusão social no município”, ressalta o prefeito Carlos Evandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário