Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário iniciaram, na manhã desta quarta (15/02), a capacitação de profissionais do Iterpe – Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco, na operacionalização do software SGT (Sistema de Gestão Territorial).
O software, criado com base em informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), vai possibilitar ao Governo de Pernambuco não só a criação de um banco de dados com o georreferenciamento espacial de todas as propriedades rurais a serem regularizadas, como também permitir a publicação desses dados para consulta via web. Utilizando uma plataforma livre, o SGT também vai possibilitar ao Iterpe, a elaboração automatizada das peças técnicas fundamentais para o processo de regularização fundiária: planta e memorial descritivo dos imóveis rurais.
Para o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a capacitação vai potencializar as ações institucionais do órgão, no âmbito da regularização. O SGT está sendo implantado, de forma pioneira, em 31 municípios de quatro diferentes Estados. Em Pernambuco, o projeto-piloto inclui oito municípios, todos no Sertão do Araripe. “É uma metodologia pioneira que vai ampliar o resultado dos nossos trabalhos e garantir mais agilidade nos serviços de regularização fundiária,” completou Getúlio.
A capacitação acontece até amanhã (16/02), na sede do Iterpe, no parque de exposição de animais, no Cordeiro.
Por Getúlio Gondim – Presidente do Iterpe e Rodrigo Cortez – Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário