Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

domingo, 12 de agosto de 2012

Pernambucana Yane Marques brilha e conquista o bronze inédito no pentatlo moderno


(foto oficial de Yane Marques, Londres 2012)

Ela saiu da pequena cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano, de 35 mil habitantes, para ganhar o mundo e fazer história nas Olimpíadas de Londres. Depois de liderar a classificação geral na penúltima prova, com 3.268 pontos, ao lado de Laura Asadauskaite, da Lituânia, Yane Marques brilhou no Greenwich Park e conquistou a inédita medalha de bronze para o Brasil, a primeira na modalidade. As duas competidoras largaram na frente, mas a lituana teve um rendimento melhor na corrida e, com um ritmo forte, disparou na liderança e conquistou a medalha de ouro.

Depois de ver Laura Asadauskaite disparar, Yane Marques foi ultrapassada pela britânica Samantha Murray no fim, mas ainda assim resistiu e conseguiu permanecer na terceira posição até cruzar a linha de chegada.

No combinado (tiro e corrida), os atletas correm 3.000m e têm três paradas para para atirar - cada um tem 70 segundos para acertar cinco vezes o alvo. Os competidores têm direito a 20 disparos para acertarem 20 alvos em 40 segundos com uma pistola de ar de 4,5 milímetros a dez metros de distância e sempre na mesma posição.

Quem alcançar a melhor pontuação nas outras provas (esgrima, natação e hipismo) larga na frente na corrida. Os pontos são transformados em segundos, que determinam o intervalo entre a saída de cada atleta. Cada quatro pontos correspondem a um segundo, ou seja, uma diferença de 200 pontos implicará em um intervalo de 50 segundos entre os atletas. Para ganhar 1.000 pontos, as mulheres devem completar o trajeto em 11m20s. Meio segundo a mais ou a menos corresponde a um acréscimo ou perda de dois pontos na modalidade.

O pentatlo moderno compõe-se por cinco modalidades diferentes, tem previsão de mais de 10 horas e é disputado na seguinte ordem: esgrima, natação, hipismo e combinado (corrida e tiro esportivo). É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário