O município de Carnaíba no período de 10 a 14 de setembro vem promovendo ações de prevenção e orientação contra o TABAGISMO, com atividades programadas pela Saúde da Família, Programa Saúde na Escola e Educação, serão palestras na Estratégias Saúde da Família, nas comunidades, oficinas e triagem bucal e respiratória. Vários parceiros estão nesta luta:
Médicos, enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Agentes Comunitário de Saúde, Odontólogos, Fisioterapeuta, Professores, Alunos, Educadores Físicos, Comunidade em geral.
participe você também
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TABAGISMO
No mundo, morrem mais de quatro milhões de pessoas por ano por doenças relacionadas ao cigarro. Mesmo com todas as campanhas, que incluem a impressão de fotos chocantes de pessoas doentes nas embalagens de cigarro, o consumo não diminui. Pelo contrário, esse vício está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente no de jovens e mulheres, que antes não fumavam tanto. Aliado a outros hábitos, o cigarro tem favorecido o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, ente eles o de pulmão, que geralmente é muito agressivo. A Organização Mundial de Saúde, OMS, já divulgou pesquisas que comprovam que a relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão chega a 90% dos casos. Além disso, pessoas fumantes adoecem com uma freqüência duas vezes maior que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego, pior desempenho nos esportes, envelhecem mais rapidamente e apresentam um aspecto físico menos atraente, pois ficam com os dentes amarelados, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo. Isso sem contar que o consumo de cigarro leva ao organismo mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, que é o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis, alcatrão, agrotóxicos e substâncias radioativas, que propiciam o desenvolvimento de câncer de pulmão, bexiga, boca, laringe e pâncreas, e outros problemas como hipertensão arterial, infarto, derrames cerebrais, bronquite crônica, enfisema e úlcera gástrica. Com o objetivo de promover a conscientização sobre o assunto e diminuir o consumo de cigarro, várias ações são realizadas. Uma delas é o ‘Dia Mundial sem o Tabaco’, comemorado no dia 31 de maio em todo o mundo, e que movimenta todos os países em busca de mais saúde para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário