Um apagão atingiu vários Estados de pelo menos duas regiões do país entre a noite desta quinta-feira (25) e a madrugada desta sexta-feira (26). A falta de luz foi confirmada no Norte e no Nordeste, de acordo com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), empresa responsável pela transmissão de energia para oito dos nove Estados nordestinos. As causas do blecaute, no entanto, são desconhecidas, é o que informa o Uol.com
"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos Estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", afirmou João Bosco de Almeida, presidente da Chesf.
De acordo com o presidente da Chesf, ainda não é possível saber o que causou o apagão. "Nossa prioridade é religar o sistema. Todas as nossas equipes estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia", explica.
Internautas de outras regiões reclamam
As primeiras queixas sobre o apagão surgiram por meio das redes sociais, por volta das 0h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26). O assunto chegou a figurar em primeiro lugar entre os temas mais comentados do Twitter no Brasil.
A despeito do posicionamento oficial da Chesf, no entanto, tanto no Twitter quanto no Facebook, internautas reclamaram de falta de energia também nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de todos os Estados do Nordeste. Moradores de Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul confirmaram, nas redes sociais, o blecaute.
"Em Santarém (PA), estamos todos no escuro!", relatou Hebenézer Mesquita, em seu perfil no Facebook. O internauta José Alencar, do Maranhão, escreveu: "São Luís na escuridão total". José Sanches, morador do mesmo Estado comentou no site do UOL: "Estou de plantão em uma fábrica e desde às 23h15 até o presente momento (1h30) é apagão total". No Twitter, o internauta Paulo Renato Bezerra relatou: "Minas Gerais tbm está no apagão".
Apesar de centenas de relatos e reclamações oriundas de pelo menos quatro regiões do país, a assessoria de imprensa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o órgão desconhece que o apagão tenha atingido outros Estados e confirma que apenas Estados na região Nordeste e o Pará ficaram sem luz. Ainda de acordo com o ONS, o apagão foi registrado por volta das 0h14 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26).
Essa informação procede com o horário em que internautas de várias partes do país começaram a registrar as primeiras queixas nas redes sociais: 23h15 (horário local) ou 0h15 (horário de Brasília, no caso dos Estados que adotaram o horário de verão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário