Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pernambuco cresce em produção de mel no País


Ampliar imagem
Reconhecida pela vocação no setor apícola, a região do Sertão do Araripe consolida-se na liderança nacional no que diz respeito à produção de mel. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que o estado passasse de 9º a 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas. As informações foram divulgadas pela Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE referente ao ano de 2011.
“Em meio à grande seca, recebemos a notícia como uma reafirmação do potencial da apicultura pernambucana”, afirma Daniela Rodrigues, analista do Sebrae em Pernambuco  na região. “O desafio agora é fazer com que essa renda gerada circule no Estado, contribuindo para o desenvolvimento dos produtores”, completa. Apoiar ações com foco no mercado formal tem sido uma estratégia de instituições que trabalham em prol do fomento da apicultura, a exemplo do Sebrae em Pernambuco.
No estado, a entidade desenvolve atividades no setor apícola nos sertões do São Francisco, Pajeú e Araripe. A proposta é promover o acesso ao mercado nacional de forma integrada e sustentável por meio do apoio à formalização e agregação de valor ao produto com o objetivo de permitir o aumento das vendas. Isso é feito por meio de capacitações e consultorias tecnológicas e gerenciais com foco no mercado oferecidas aos apicultores.
Como resultado do trabalho, tem-se a conquista de grupos como a Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores da Região do Araripe Pernambucano (Coampis) e a Associação de Apicultores de Bodocó (AAPIB), que receberam o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura. Isso tornou possível a comercialização de seu mel em todo o País.(Interjonal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário