Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Escassez de água pode comprometer redução de 16% no preço da energia


A falta de chuva vem deixando os reservatórios próximos da Curva de Aversão ao Risco. Foto: Carlos Silva/CB/D.A Press/Arquivo
A falta de chuva vem deixando os reservatórios
próximos da Curva de Aversão ao Risco.
Foto: Carlos Silva/CB/D.A Press/Arquivo


Embora ainda não ofereça riscos de desabastecimento de energia e de confiabilidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN), a falta de chuva, que vem deixando os reservatórios próximos da Curva de Aversão ao Risco (CAR), pode comprometer as metas do governo de reduzir em 16% o custo da energia elétrica para os consumidores, com informações do Diário de Pernambuco.

“O desconto que a Dilma [presidenta Dilma Rousseff] previu talvez não se concretize. A previsão era de 16% para o consumidor residencial, o que não será mais possível acontecer este ano. De quanto ele [desconto] será vai depender do esforço que o governo vai querer fazer.”

Segundo o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, o custo da energia está no limite. “E isso vai acabar batendo no bolso do consumidor. Estamos ligando térmicas a um custo muito alto e isto vai acabar refletindo na conta do consumidor final”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário