O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, anunciou, ontem (07/03), durante o primeiro dia das atividades itinerantes, deliberadas na última reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, uma série de ações nas áreas de infraestrutura hídrica e de assistência à população e ao rebanho. Até amanhã, ele irá visitar nove municípios do Agreste Meridional. Acompanham a agenda, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, o presidente do IPA, Júlio Zoé, e a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.
Em Arcoverde, o secretário conheceu uma estrutura de produção de silagem localizada na fazenda Bom Jesus, de propriedade do pecuarista Rolderick Brito. No local, acompanhado do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), dos representantes de sindicatos e produtores de leite de Venturosa, Bom Conselho, Pedra e Garanhuns, determinou a compra, pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de quatro ensiladeiras que trituram a cana, permitindo que o volume transportado por cada caminhão possa ser triplicado.
As máquinas ficarão fixas nas frentes de corte de cana-de-açúcar, na Mata Sul do Estado, e permitirão maior velocidade ao carregamento dos caminhões que fazem o transporte para o Agreste. “Com os novos equipamentos, teremos um ganho substancial no volume da cana carregada, diariamente, para os principais polos da bacia leiteira pernambucana", destacou o secretário.
Ainda na unidade de produção, em Arcoverde, Ranilson Ramos solicitou que sejam realizados, pelo IPA, estudos da qualidade da silagem produzida com a tecnologia utilizada na fazenda Bom Jesus. A partir dos resultados, ele pretende implantar polos de distribuição em outros municípios que integram a bacia leiteira do Estado utilizando a mesma tecnologia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário