Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Energia vai ficar mais cara para consumidores do RN na próxima segunda-feira


6ae1823496f5108cea546e53d3d02661.jpg
Aneel aprovou reajuste médio de 4,19% para consumidores potiguares
Foto: Internet

Os consumidores potiguares vão pagar mais caro pela energia elétrica a partir da próxima segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nessa terça-feira (16). O aumento na tarifa para a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), que atende 1,2 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do Rio Grande será em média de 4,19%, foi o que publicou o NE10.

Os clientes residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) terão um aumento médio nas tarifas de 3,84%. Isso representa um aumento para 99,8% dos consumidores potiguares. Sendo que para a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, a alta será de 3,42%. Já para a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão), o aumento aprovado foi de 7,33%.
As novas tarifas com aumento foram aprovadas também no Ceará, Sergipe e Rio Grande do Sul. Já na Bahia houve uma redução nas contas de luz em 9,90% para clientes residenciais e 4,03% para industriais.
O reajuste, segundo a Aneel, foi motivado pela alta nos custos com a aquisição de enrgia por parte das concessionárias ocasionada pela queda do nível dos reservatórios devido à seca, que obriga as empresas a a acionar as usinas térmicas que geram energia mais cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário