Com o objetivo de constituir o maior polo de mergulho em corais do Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado está muito próxima de adquirir dois aviões do modelo Boing para naufragá-los ao longo do litoral pernambucano. Além do apelo turístico, a iniciativa também contribuirá para o enfrentamento aos ataques de tubarões, uma vez que o tipo de ecossistema que se forma nesse tipo de estrutura artificial atrai diferentes espécies de animais marinhos, incluindo os maiores predadores. O responsável pela ação, o secretário Sérgio Xavier, destaca que a gestão estadual praticamente não terá custos com a aquisição das aeronaves.
“São sucatas e não gastaremos muito na compra. É algo barato que terá um impacto significativo. Além de colocar Pernambuco em destaque como o maior polo de mergulho em corais, também trabalharemos a questão dos tubarões. Os corais artificiais são uma saída para o problema, que persiste no Estado. São fontes de alimentos que deverão afastar esses animais da nossa orla”, observou Sérgio Xavier.
Contudo, o secretário estadual de Meio Ambiente afirmou que ainda não é possível revelar os valores dos dois Boings, uma vez que o governo do estado ainda está em fase de negociação com as empresas proprietárias das aeronaves. O auxiliar indicou que essa fase também incluiu o acerto para a realização do transporte dos aviões até a área do futuro naufrágio. “O preço não é problema. Apesar de ainda não poder divulgar, já garantimos que será baixo. A questão mais complicada é a logística para levá-los”, pontuou.
Xavier revelou que, na próxima semana, ele irá se reunir com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério do Meio Ambiente, para analisar as possíveis áreas que podem abrigar os dois Boings na costa pernambucana. “Tem que ser feito com cuidado. Vamos verificar o melhor local para levar as duas aeronaves”, frisou.
O Boeing é um avião no estilo widebody (aeronaves de fuselagem larga) de longo alcance, projetado e produzido pela companhia norte-americana Boeing e vendido para as mais diversas companhias áreas espalhadas pelo mundo. Alguns deles, possuem um andar superior ao pavimento principal como um salão extra para a realização de diferentes atividades durante os voos. Dependendo do modelo, o Boig pode transportar até 415 passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário