Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

TCE alerta governo do Estado sobre contratos temporários


Embora tenham sido aprovadas por unanimidade as contas da gestão do governador Eduardo Campos (PSB), relativas ao ano de 2011, o Tribunal de Contas do Estado listou, no julgamento do último dia 27 de março, algumas recomendações à administração Estadual. Entre as ressalvas feitas pelo órgão, constam o excessivo número de contratos temporários em secretarias como Educação, além da necessidade “urgente” de realização de concurso público para preencher o quadro de funcionários da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).

De acordo com o relator do processo, o conselheiro Marcos Loreto, a insuficiência de quadros na Arpe dificultou, entre outros pontos, o monitoramento e a fiscalização dos contratos de gestão e termos de parcerias firmados com as chamadas Organizações Sociais (OS´s).

São elas que administram os três novos hospitais construídos pelo governo do Estado – Pelópidas Silveira, Dom Hélder Câmara e Miguel Arraes -, além das 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA´s). Entre as OS´s contratadas pelo governo, estão o IMIP hospitalar, o Hospital Maria Lucinda e a Santa Casa da Misericórdia. O TCE entende que a Arpe – responsável por fiscalizar se as organizações estão cumprindo as metas e os termos do contrato de gestão estabelecidos pelo governo – necessita repor, pelo menos, 94 cargos efetivos.

A auditoria do TCE ainda identificou um quantitativo alto de funcionários temporários nas pastas de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento Social e Saúde, assim como na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e no Hemope. Um dos casos que mais chamou a atenção do TCE foi o da secretaria de Educação na qual, segundo a auditoria do órgão, existem vagas efetivas sendo ocupadas por funcionários temporários. A alegação do governo é de que a maioria dos contratos temporários existem para atender a programas de caráter provisório do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário