A maioria das empresas de telecomunicações ainda não
cumpre as metas de qualidade para internet móvel estabelecidas pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel). A meta traçada para a taxa de acesso à
rede de dados era de 98%, mas as companhias atingiram 96,71%. Os dados foram
apresentados pela agência reguladora em entrevista à imprensa nesta
sexta-feira, 26.
O indicador mostra a quantidade de vezes que
o usuário consegue entrar na internet por meio do celular. Em abril, somente a
Claro cumpriu a meta da taxa de acesso à rede, com 98,94%. A Vivo atingiu
96,10%; a TIM, 95,98%; e a Oi, 95,45%.
Na divisão de acesso por tecnologia, todas as
companhias atingiram o objetivo na rede 3G, de 98%. O principal problema no
acesso à internet móvel está nas conexões 2G, em que somente a Claro atingiu a
meta de 98%, com porcentual de 98,96%. Já a TIM chegou a 95,81%; Vivo, 95,71%;
e Oi, 95,41%.
“A rede de dados precisa alcançar os níveis de qualidade
que a Anatel impôs. Houve uma melhora, mas é preciso avançar ainda mais”,
afirmou o presidente da Anatel, João Rezende. “As empresas precisam investir
mais para atingir esses objetivos.”
As metas traçadas pela Anatel para outros
três indicadores de acesso à voz e dados foram cumpridas pelas companhias. O
indicador de taxa de acesso à rede de voz, que tinha meta de 95%, atingiu
96,45% em abril. O indicador de taxa de queda na rede de voz, cuja meta era de,
no máximo, 2%, chegou a 0,86%. E o indicador de taxa de queda na rede de dados,
cuja meta era de, no máximo, 5%, ficou em 1,57%.
Um ano após a medida cautelar que suspendeu
as vendas de TIM, Claro e Vivo por 11 dias, o presidente da Anatel avalia que
os serviços de telecomunicações melhoraram. Apesar disso, a quantidade de
usuários que fazem reclamações no call center do órgão regulador cresceu no
período. De janeiro a junho, a média mensal de ligações chegou a 660 mil, ante
518 mil no primeiro semestre do ano passado. Segundo a Anatel, 40% dos contatos
são reclamações.(Blog da Folha)
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