Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRESIDENTE DO IPA E DA ASBRAER DISCUTE AGILIDADE NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO PRONAF COM REPRESENTANTES DO BANCO DO NORDESTE


O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito, participou, na tarde de hoje (03/07), na capital cearense, de uma audiência com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel de Abreu, para discutir a articulação entre as empresas públicas de Ater no Brasil e em especial no Nordeste com a instituição financeira, no que diz respeito ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ainda em pauta, a conjuntura da Ater no país.
A reunião foi uma solicitação da Asbraer e contou com as presenças do superintendente do Pronaf do BNB, Luiz Sérgio Farias, do residente da Ematerce, José Maria Pimenta, do diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo, e do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agileu Martins.
De acordo com Júlio Zoé, se faz necessário assegurar que o dinheiro do Pronaf em suas mais diversas linhas de crédito chegue com maior agilidade às mãos dos agricultores, de forma que eles possam desenvolver os seus projetos. “Com a liberação mais imediata dos recursos, os produtores terão, além do aumento da produtividade, sua fonte de renda assegurada”, destacou.
Júlio Zoé propôs, também, uma maior interação ente a Asbraer e o BNB, de forma a gerar melhores condições na execução dos projetos financiados pelo Pronaf em todo o País. Na ocasião, Stelio Gama, diretor da Área de Desenvolvimento Sustentável disse que a reunião serviu para identificar as dificuldades e convergências por estado da federação para, então, ser montada uma agenda de compromisso do que será feito e corrigido.
Já o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu, ressaltou que o BNB reconhece a importância que têm as Ematers no país. Ele parabenizou os trabalhos realizados pela Asbraer, ao mesmo tempo em que reforçou o compromisso da instituição financeira com a assistência técnica e extensão rural. “Mais do que disponibilizar o crédito, temos que acompanhar o andamento das atividades realizadas”, finalizou.

Participaram, ainda, da audiência dirigentes das empresas de Ater dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário