Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vacinas de hepatite 'A' estão em falta em postos de saúde de Petrolina, PE


Desde o mês de julho, a vacina contra a hepatite 'A' entrou no calendário de imunização do Ministério da Saúde. Em Petrolina, no Sertão pernambucano, doses são enviadas todos os meses para o munícipio. Na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) da Vila Eduardo e em alguns postos da cidade, a vacina nesta quarta-feira (27) estava em falta.

A coordenadora municipal de imunização, Jeane Moraes, disse que algumas unidades estão sem a medicação, porque o primeiro lote com 1,6 mil doses, disponibilizado pelo estado, já está no fim. “A quantidade que a gente recebeu não deu para dar cobertura total dessas crianças. Mas nós recebemos mais vacinas e vamos começar a distribuir a partir de amanhã”, relata.

Além da rede pública, a rede particular também fornece a imunização. De acordo com a enfermeira Thayne Moreira, a vacina comercializada custa na faixa de R$ 120 a R$ 130. Podem receber a vacina, crianças que tenham entre 1 e 2 anos de idade. A hepatite 'A' prejudica o fígado e pode levar à morte.

Pelo Sistema Único de Saúde, a vacina é oferecida com apenas uma dose. Na rede particular, são duas doses. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, não há problemas só com uma dose já que as clínicas particulares seguem uma orientação do fabricante. A Secretaria de Saúde de Petrolina também garante que não há risco para saúde, se não dado o reforço. (G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário