Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

No Dia Mundial de Combate a Aids, Salgueiro abraça campanha de prevenção e diagnóstico



O mês de dezembro é marcado pelas confraternizações em torno do Natal e aproximação do ano novo. É também o mês que se abre - dia 1o - com uma campanha internacional de grande valor  para a sociedade que é o Dia Mundial de Combate a Aids. Diversas cidades de Pernambuco mais uma vez abraçaram a causa, assim como Salgueiro. A data foi instituída como meio de chamar atenção para a prevenção e desmistificar preconceitos contra a doença. 

Na programação socioeducativa, a secretaria municipal de Saúde mobilizou uma ação de prevenção e orientação, voltada para população do município. A ação coletiva aconteceu na praça da Bomba, com a realização de testes rápidos através do exame de sangue convencional para HIV/ Sífilis e Hepatite B e C,  que estão disponíveis em todas as unidades básicas.

Segundo a coordenadora do Centro de Orientação e Aconselhamento em DST/AIDS – COAS, Denise Ribeiro, apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus, um dos maiores problemas que envolvem a doença continua sendo a falta de diagnóstico. “Como o vírus causador da doença tem uma fase de encubação em que o paciente não tem sintomas, o portador pode permanecer por anos sem diagnóstico” explicou a médica.

 O tratamento da doença é feito através de um coquetel de drogas, formulado pela indústria farmacêutica desde a década de 90. Porém a medicação, por ser muito forte, causa efeitos colaterais como a diminuição das disfunções renais e do fígado. Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras.

Na ocasião, houve apresentações artísticas na linguagem teatral como forma de debater a doença, o combate e a prevenção de maneira educativa. (SG10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário