Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Acordo pôs fim à rebelião nos presídios de Pernambuco

O anúncio de que 27 detentos do Complexo do Curado serão transferidos para outros presídios até o meio-dia desta quinta-feira e a promessa de analisar hoje outra remessa de processos puseram fim à rebelião que resultou, em três dias, nas mortes de um sargento da PM e dois detentos, além de 72 feridos. 

Na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, a manifestação se encerrou à tarde. Os detentos do Curado serão transferidos para a penitenciárias Agroindustrial São João e Barreto Campelo, ambas em Itamaracá, e o Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares. 


O acordo foi fechado após oito horas de negociação entre os presos e o juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha, de quem os reeducandos pediam a saída por causa de atrasos nos processos.

Além dessas medidas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco assumiu ontem o compromisso de designar cinco juízes auxiliares para a vara, visando acelerar o trâmite. Os magistrados atuarão por 180 dias.

Atualmente tramitam cerca de 600 pedidos de livramento condicional, transferências e progressão de regime. Metade deles são de detentos do complexo. A vara também ganhará 25 servidores. Na terça-feira, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos havia se comprometido a contratar 20 advogados para auxiliar nas análises dos documentos. 

Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário