Nesta terça-feira (19) a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, atendendo requerimento do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), realizará audiência pública com a participação dos ministros dos Transportes; da Integração Nacional; do Planejamento e o presidente da CODEVASF, para tratar da interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco, objeto do Projeto de Lei nº 6569/13, aprovado por essa Comissão.
Segundo Gonzaga Patriota, autor desse Projeto de Lei, o
trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá
necessidade de construção de canais e elevatórias, para conduzir a água, até
transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia.
Neste ponto, no Distrito de Garganta-BA, a água é despejada na nascente do Rio
Preto, de onde segue por gravidade até desaguar na Barragem de Sobradinho, o
maior reservatório artificial do planeta, num percurso de 523 km.
Esse primeiro trecho da integração do Rio Tocantins, com
o Rio São Francisco, visa encontrar a menor distância para os canais e, a
topografia mais favorável a ser vencida, até chegar aos contrafortes da Serra
Geral de Goiás. O ponto mais adequado para a captação na confluência do Rio
Manuel Alves, afluente da margem direita do Rio Tocantins, o qual se encontra,
em linha reta, a 61 km, à montante e ao sul, da cidade de Porto Nacional - TO.
A escolha desse local se prende ao fato do Rio Manuel Alves ter sua nascente no
flanco oeste da Serra Geral de Goiás, próximo a nascente do Rio Preto, no
flanco leste dessa serra. No traçado em linha reta de direção E-W, a distância
do ponto de captação, na foz do Rio Manuel Alves, até a nascente do Rio Preto,
é de 208 km.
Ascom/Imagem: Google
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