G1
O período de matrícula de alunos novatos na rede estadual
de ensino de Pernambuco para o ano de 2019 começa na terça-feira (13), a partir
das 7h. São oferecidas 77.574 vagas para estudantes novatos, do total de 172
mil disponíveis em todo o estado. O cadastro é realizado exclusivamente na internetaté
o dia 27 de dezembro.
Ao todo, são 1.060 escolas em todos os municípios de
Pernambuco com vagas disponíveis para o ano letivo de 2019, previsto para
começar no dia 4 de fevereiro, no estado.
Das vagas oferecidas para os estudantes novatos, há 15.596
na capital pernambucana, 19.019 nos outros municípios do Grande Recife e
42.959 no interior. Há 31.109 vagas para os anos iniciais e finais do ensino
fundamental e 46.645 para o ensino médio, que inclui a modalidade de Educação
de Jovens e Adultos (EJA).
Como o processo é inteiramente online, quem não tiver
acesso à internet pode fazer a matrícula em laboratórios de informática de mais
de 300 escolas. Em caso de dúvidas, é possível ligar gratuitamente para o
número 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de
novembro e dezembro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os
estudantes que já estão matriculados na rede estadual têm as vagas confirmadas
automaticamente. Para alunos oriundos da rede municipal, que também têm a matrícula
confirmada automaticamente, foram reservadas 92.217 vagas.
A Secretaria Estadual de Educação lembra que o processo de
ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) é diferente, sendo feito mediante
inscrição e processo seletivo, mas foi finalizado na sexta-feira (9).
Como se inscrever
No site da matrícula, pais, responsáveis ou estudantes maiores
de 18 anos podem fazer o cadastro. São solicitadas informações como nome, data
de nascimento, escola de origem, escola em que pretende estudar (com série e
turno), nome do responsável, com endereço e telefone para contato.
Ao fim do processo, é gerado um protocolo, que serve como
confirmação da matrícula. Esse número precisa ser anotado ou impresso. Com o
protocolo em mãos, o estudante deve ir à escola que se matriculou para entregar
os documentos necessários.
Após confirmada a matrícula, não é possível fazer
modificações, mas estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização
do cadastro podem realizar o processo durante todo o período da matrícula, no
campo "consulte sua inscrição". A troca é permitida mediante
disponibilidade de vagas.
De 2 a 16 de janeiro, ocorre a efetivação da matrícula, que
deve ser feita diretamente nas escolas. Além do número da inscrição online, é
preciso apresentar os seguintes documentos:
Cópia da certidão de nascimento
Comprovante de escolaridade
Foto 3x4 recente
Comprovante de residência com CEP
Documento de Transferência
Cópia da carteira de vacinação
Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário