Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Unidades produtivas do Sertão do São Francisco serão georreferenciadas pelo Iterpe


As 15 famílias beneficiárias do Crédito Fundiário, que fazem parte da Associação de agricultores e agricultoras João Rodrigues Primo, localizada em Lagoa Grande, terão suas unidades produtivas georreferenciadas pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco  (Iterpe), com objetivo de regularizar e individualizar seus lotes adquiridos através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O compromisso foi firmado, nesta quinta-feira (14), durante visita do presidente do órgão, Altair Correia, às Unidades Produtivas localizadas no São Francisco que serão beneficiadas com o gerreferenciamento das áreas para fins de individualização dos lotes. 

O processo de medição dos 90 hectares de terra do imóvel rural, que foi adquirido em 2007 pela associação, será viabilizado por meio da integração das áreas que gerenciam o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e a Regularização Fundiária do Iterpe. "Nos comprometemos em atender esta solicitação, pois consideramos estruturante para ampliar a autonomia e desenvolvimento das famílias e seus processos produtivos. Ressaltamos a importância de continuarem adimplentes com a carteira de crédito, o que viabilizará acesso aos demais programas e política da agricultura familiar”, explicou a gestora do PNCF em Pernambuco, Alcineide Nascimento.

“O compromisso foi anunciado junto com os gestores das áreas porque compreendemos que, aos poucos, poderemos avançar o desenvolvimento agrário em Pernambuco, principalmente pelo viés integrativo das áreas fundiárias do Instituto que dialogam entre si”, afirmou Correia, otimista com a nova dinâmica de gestão que está sendo implantada para ampliar o trabalho do órgão.

Através do trabalho de georreferenciamento da propriedade, as famílias rurais de João Rodrigues Primo serão beneficiadas com os mapas cartográficos individualizados necessários para cada um adquirir a escritura individual da terra. Entre alguns dos resultados esperados é que os beneficiários consigam ampliar as chances de acesso aos créditos rurais e outras políticas públicas que viabilizem o crescimento da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário