Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe 8,5 mil inscrições de Pernambuco


A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 8.775 inscrições de Pernambuco. Além da rede estadual de ensino, o programa teve adesão das secretarias de educação de todos os 185 municípios do estado. Com isso, alunos de 2.207 escolas participam em 2019. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), somando 42.086 escolas. Agora, é hora de colocar a mão na massa e iniciar as oficinas propostas para o processo de produção dos textos, que devem ser enviados até o dia 19 de agosto.

Nesta edição, os professores inscritos podem acessar os cadernos virtuais com orientações para realizar, em sala de aula, a sequência didática que auxilia os estudantes a escrever textos nos gêneros propostos: Poema para alunos do quinto ano do ensino fundamental; Memórias Literárias para sexto e sétimo anos; Crônica para oitavo e nono anos; Documentário para primeiro e segundo anos do ensino médio  - nova categoria dessa edição-, e Artigo de Opinião para estudantes do terceiro ano do ensino médio.

“O programa é estruturado para que o professor tenha acesso ao maior número possível de ferramentas e instrumentos para sua própria formação, aprimorando suas práticas didáticas para o ensino da escrita dos diferentes gêneros textuais”, explica a especialista em programas sociais do Itaú Social, Dianne Melo.

A Olimpíada de Língua Portuguesa integra o Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Com o tema “O lugar onde vivo”, propicia aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade.

A didática proposta pelo programa auxilia o professor a organizar e conduzir o trabalho com os alunos, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as atividades estão leituras para aprofundar o conhecimento sobre o gênero que os alunos irão trabalhar, pesquisas junto à comunidade, dinâmicas e execuções de produção de textos. Os conteúdos foram criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Todos os materiais estão disponíveis no portal Escrevendo o Futuro. Foi o que postou o Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário