Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2019

"Respeite o educador, o estudante, o povo brasileiro, o Brasil", diz Danilo Cabral ao ministro da Educação

Fotos: Humberto Pradera
No mesmo dia em que todos os estados do país registraram manifestações contra os cortes no orçamento da educação, a Câmara Federal recebeu o ministro da Educação. Na ocasião, o deputado Danilo Cabral (PSB), indicado por seu partido para indagá-lo, cobrou de Abraham Weintraub respeito aos que fazem a educação no Brasil. “Respeite o educador, o estudante, o povo brasileiro, o Brasil”, discursou o parlamentar. 

Danilo Cabral, ex-presidente da Comissão de Educação, defendeu que a o avanço na educação pública só acontece se houver priorização no orçamento para os investimentos na área e deu o exemplo de Pernambuco, que saiu dos últimos lugares no ranking da qualidade da educação para o primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica). “A gestão do PSB, hoje, é a mais referendada da educação brasileira. Através de uma política de estado fez chegar o ensino integral a todos os jovens de Pernambuco, que hoje tem mais escolas de tempo integral do que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, exemplificou.

O parlamentar reforçou que a educação deve ser um dos valores prioritários dos governos e voltou a cobrar a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), que é uma política de estado construída pela sociedade brasileira. “Pela primeira vez, ministro, eu vi o senhor e esse governo fazer referência ao PNE, mas ao mesmo tempo que faz essa referência, seja honesto intelectualmente. Não venha para cá dizer que tem dinheiro sobrando na educação brasileira. Vá dizer isso a um professor que está lutando para garantir o piso salarial para poder sobreviver", criticou o parlamentar. 

Na sequência, Danilo Cabral explicou que a questão central hoje está no financiamento da educação, e que o governo precisa discutir a PEC do Teto dos Gastos, que foi a origem de todos os cortes das políticas públicas no país. “Queremos ouvir a opinião do ministro sobre as receitas. Então, ministro, seja honesto quando se fala em desvincular o orçamento da Constituição. Está faltando dinheiro na educação!”.

Para finalizar, o parlamentar exaltou a luta do povo e reforçou: “Se prepare, que vem muito mais pela frente. Respeite o educador, respeite o estudante, respeite o povo brasileiro, respeite o Brasil”, concluiu. 

O ministro Abraham Weintraub, em sua resposta, Abraham não respondeu aos questionamentos e reforçou que está sendo honesto. O ministro esteve na Câmara dos Deputados atendendo a uma convocação, a partir do requerimento do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP). O texto foi votado na noite de ontem (14) e aprovado por 307 votos a 82. Ele já havia sido convidado para participar da Comissão de Educação hoje (15), mas adiou sua ida para semana que vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário