Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Caravana do Empreendedorismo, da Seteq, será lançada sexta e passará em 22 municípios


A Caravana do Empreendedorismo é o projeto inédito que a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) vai iniciar, nesta próxima sexta-feira (19), para estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia de pelo menos 22 municípios pernambucanos até o final do ano, com orientações sobre linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e Lei Geral do Micro Empreendedor Individual. O município escolhido como piloto é o de Itamacará, no Litoral Norte do Estado.

A caravana – formada por uma equipe da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Seteq - é uma ação de impacto que vai percorrendo as cidades escolhidas e passará um dia em cada município. O público-alvo será pequenas empresas, micro empresários, potenciais empreendedores e profissionais autônomos. Nos 22 municípios, a Seteq vai contar com a parceria das prefeituras locais, que oferecerá a infraestrutura. A aliança com os municípios visa uma troca de informações sobre a realidade local para que as potencialidades sejam ressaltadas e exploradas nas visitas da equipe da secretaria.

Uma das metas, com esse projeto, é ampliar o nível de formalidade e estimular o cadastro de MEI, bem como apresentar os serviços da Agência de Fomento de Pernambuco e da Jucepe para os interessados. Há mais de 200 mil pessoas cadastradas no MEI no Estado, que ocupa o terceiro lugar no ranking do Nordeste. “Existe muita informalidade por falta de informação. As pessoas pensam que ser um Micro Empreendedor Individual é ter despesas e não realizar investimentos em seus negócios”, afirma Adriana Queiroz.  Ainda segundo ela, dentre os benefícios garantidos para o MEI, além do CNPJ, estão a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade.

“A motivação da Seteq é justamente levar essa conscientização aqueles que sonham em ser empreendedores, que querem ter uma renda própria ou complementar, que querem abrir um negócio e se formalizarem enquanto empreendedores”, declara.

De acordo com Adriana Queiroz, a caravana vai ser realizada na Mata Norte, na Mata Sul, no Agreste Meridional, no Agreste Central e no Agreste Meridional e as datas com os municípios vão sendo fechadas mediante a disposição das prefeituras. As cidades foram selecionadas por meio de alguns pré-requisitos, segundo a secretária em exercício do Trabalho, Emprego e Qualificação, Adriana Queiroz. O primeiro deles é não possuir sala do empreendedor ou Expresso Empreendedor. Os demais são localização geográfica e agrupamento por Região de Desenvolvimento, de modo que o cronograma de visitas pode sofrer alterações à medida que for sendo executado, uma vez que, neste projeto, a equipe da Seteq depende da parceria dos municípios.

Em Itamaracá, a Secretária de Políticas Sociais, Geovana Uchôa, será a anfitriã do evento, que contará com a presença dos representantes da Seteq, da Agência do Empreendedorismo do Recife e Agefepe.

Veja o cronograma de Itamaracá, dia 19

13h – Abertura

13h30 – Palestra sobre “Lei Geral do MEI” com Bruna Siqueira

14h30 – Atendimento e orientações da Agência do Empreendedorismo do Recife e da Agefepe

15h – Pausa para o Coffee Brake

15h30 -  Palestra “Empreendedorismo e Educação Financeira” com Murilo Nóbrega

17h - Encerramento com Geovana Uchôa e Roberto Galvão

Fotos: Aline Moura/Seteq

Nenhum comentário:

Postar um comentário