Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Esclerose múltipla atinge cerca de 40 mil brasileiros


Visão turva, fadiga, formigamento, depressão, e até mesmo incontinência urinária. Os sintomas são muitos e as causas exatas desconhecidas, pois todo cenário dificulta o diagnóstico de uma doença que acomete aproximadamente 40 mil pessoas no Brasil: a esclerose múltipla. O dado é da última atualização da Federação Internacional de Esclerose Múltipla.

O gerente financeiro Matheus Cedrim faz parte da estatística. Há dez anos ele convive com a doença e recorda os primeiros sintomas. “Naquela manhã eu acordei achando que seria mais um dia normal, só que ao acordar, eu percebi que estava com o lado esquerdo do corpo completamente dormente e ao decorrer do dia, eu pensei que tinha dormido por cima de um lado do corpo. Porém, vi que alguns sintomas foram agravando, como o formigamento, falta de sensibilidade e coordenação motora também”, disse.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central. A defesa do corpo confunde as células saudáveis com as malignas e as ataca, provocando lesões. Embora não exista cura, o diagnóstico precoce e o tratamento correto possibilita ao paciente uma melhor qualidade de vida. 

O neurologista Marcelo Ataíde explica como o diagnóstico contribui para amenizar as sequelas da doença. “É uma doença que tem como característica acometer pessoas mais jovens, entre os 20 e os 40 anos, e tem uma predisposição maior no sexo feminino. Muitas vezes o diagnóstico dado de forma correta, logo no início, ajuda muitas vezes a retardar e minimizar as sequelas que a doença pode levar”, detalhou.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, uma campanha nacional é promovida neste mês, o Agosto Laranja.

Programação

Nesta quarta-feira (28), uma reunião plenária na Câmara Municipal do Recife vai debater sobre a doença, a partir das 15h. Na quinta-feira (29), uma reunião será realizada no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. 

Por fim, na sexta-feira (29), uma mini casa, que recria situações cotidianas de quem convive com a doença vai ser instalada no Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. As ações visam desmistificar a esclerose múltipla e garantir a melhoria do tratamento de quem convive com a doença. A informação é da Rádio Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário