Um projeto inovador em Pernambuco está transformando a
realidade de dezenas de agricultores e agricultoras familiares do município de
Buíque, no Agreste Meridional, auxiliando na convivência com a estiagem que
assola o semiárido. Trata-se do Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de
Abastecimento D’água, que vai perfurar ou revitalizar poços artesianos para
implantação de três sistemas comunitários de abastecimento e tratamento d’água,
beneficiando 320 famílias, um total de 1380 pessoas, em 11 comunidades rurais.
Nesta segunda-feira (02), o secretário de Desenvolvimento
Agrário, Dilson Peixoto, participou do evento de inauguração do primeiro
sistema integrante do projeto, o Aliança, na comunidade de Pilãozinho, ao lado
de autoridades religiosas, municipais e lideranças comunitárias. O sistema irá
atender quatro comunidades rurais, contemplando 80 famílias.
Na ocasião, o gestor da pasta anunciou a implantação de
mais três sistemas simplificados no município, a serem executados pela SDA, um
dos quais será iniciado ainda neste mês de setembro. Este primeiro sistema
simplificado será implantado no sítio Façola, complementando outros dois
sistemas do Projeto Gestão Comunitária. No total, 103 famílias serão
beneficiadas, através de uma rede de adução de 1.455 metros de extensão e 8.416
metros de distribuição.
“Mais do que a água, esse projeto tem como grande
diferencial a união da comunidade, que se torna agente fundamental do processo,
fazendo com que o sistema realmente funcione e tenha continuidade. Gostaria de
destacar e parabenizar o importante trabalho social realizado pela Cáritas e
todos os parceiros. Contem sempre com o nosso apoio e do governador Paulo
Câmara”, pontuou Dilson Peixoto.
O Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento
D’água é coordenado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a
Fundação Avina e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca-Cola Brasil), com apoio
do Governo do Estado, por meio da SDA, e ainda da Companhia Pernambucana de
Saneamento (Compesa) e da prefeitura municipal. O modelo de gestão comunitária
foi construído por meio de diversas etapas, incluindo mobilização e capacitação
dos atores envolvidos e criação dos comitês gestores, dentre outros, além da
contrapartida das famílias por meio do pagamento de tarifa mensal, que assume
as despesas de energia; operador (a) e taxa de administração, que são
necessários para a sustentabilidade do sistema comunitário.
Estiveram presentes ao evento o bispo diocesano de
Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira; o prefeito Arquimedes Valença; o presidente
e a secretária executiva da Cáritas, respectivamente Aparecido Libório e Neilda
Pereira; o gerente de operações do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito; a
representante da Fundação Avina, Fernanda Ferreira; e o representante da
Compesa, o coordenador regional da Gerência de Unidade de Negócio Regional
Moxotó (GNR), Felipe Tadeu, além das famílias de trabalhadores e trabalhadoras
rurais, secretários municipais, vereadores e diversas lideranças.
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