Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Se não queres ouvir, falo aos peixes


Em meados de setembro irromperam e se alastraram pelas praias do Nordeste manchas de petróleo cuja projeção geodésica ocorreu entre 600 e 700 km da costa brasileira. Que governo sem gestão! Não tem capacidade de ouvir e nem de decidir, queda-se numa inércia sem rumo.

Se não queres ouvir, falo aos peixes. Relembro o sermão do padre Antônio Vieira, “Quarta-feira de cinzas” em São Luís, Maranhão, no século XVII. Peixes, oh peixes! A ambição e a estupidez humanas estão levando à morte os teus oceanos.

Peixes, oh peixes! Os donos das vidas do planeta são como um polvo monstruoso, com mil tentáculos devastam florestas, asfixiam a atmosfera e contaminam os mares. Peixes, oh peixes! As tartarugas, camarões e caranguejos, teus irmãos, morrem envenenados nas praias e mangues do Nordeste. Peixes, oh peixes! Que governo incapaz de dirigir o nosso infortunado Brasil! Organizem-se, oh indolentes, mobilizem a Marinha, órgãos federais, governadores nordestinos e prefeitos das capitais e a própria população, a fim de enfrentar a tragédia ambiental que se abate sobre o país.

Dezenas e dezenas de satélites sobrevoam e giram em torno da Terra, detectando até um pequeno desmatamento. Será que ainda não se conhece quem provocou o desastre ambiental? Rasguemos a máscara da hipocrisia. Uma poderosa empresa dona de navios petroleiros causou o enorme vazamento. Como atua o governo federal? Comprometido com forças econômicas transnacionais, procura abafar o responsável pela catástrofe. De início, falou alto, depois afinou.

Que silêncio! Talvez tenha sido alguma empresa norte-americana. Lembrem-se dos dois navios carregados de milho, do Irã, impedidos de prosseguir viagem por decisão do governo, apoiando um embargo dos EUA.


Agassiz Almeida Ativista dos Direitos Humanos Professor da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário